16.7.10

13ª semana

O útero já cresceu o suficiente para deixar claro que aquela nova barriguinha é mesmo de gravidez (mais ou menos...quem me olha não ve mta barriguinha de gravida não, pareço mais alguém que desistiu de fazer dieta! rs). Faltam meses para o parto, mas seus seios podem já ter começado a produzir o colostro, um líquido amarelado e meio transparente que vai alimentar o bebê nos primeiros dias, antes da "descida" do leite (isso não tá rolando não...)

Mesmo assim, seu bebê ainda é bem pequeno, pode chegar a 78mm de comprimento e pesar em torno de 20/25g, mais ou menos do tamanho de meia banana. Apesar disso, se pudesse enxergar dentro do útero agora, você veria um bebê formado, cabeça e corpo estão ficando proporcionais, até com impressões digitais nos dedos e tb começa a fazer o movimento de procurar o mamilo para mamar.  (coisa mais linda ver tudo formadinho!).

Agora se inicia a fase de maturação dos órgãos. Engole líquido amniótico e o excreta como urina no próprio líquido que é renovado a cada três horas. (No ultrasson dessa semana o baby estava até com a bexiga cheia!!)

O útero ocupa a parte superior da pelve, mais ou menos 10cm abaixo do umbigo.  (Já a minha placenta está um pco baixa, então devo lutar contra a ação da gravidade pra que ela não desça ainda mais...recomendação: ficar, todo o tempo possível, deitada! Tarefa um tanto difícil...mas vamos lá!)

Alguns quilos a mais aparecem (claro, deitada e comendo, já viu! rs) e a irritabilidade diminui (nem fiquei tão irritável assim...ufa! Sorte do Rachid!).

Se você estiver grávida de uma menina, ela já possui cerca de 2 milhões de óvulos dentro dos ovários; quando nascer, esse número terá diminuído para cerca de 1 milhão. Conforme ela for ficando mais velha, o número de óvulos vai cair ainda mais, e, aos 17 anos, ela terá 200 mil óvulos. (isso não é incrível?!? Mas, pelo que parece...terei um menino!!)

2 comentários:

MH disse...

Menino provável ou confirmado?? Que legal, Ju! (como eu disse, TUDO é legal! hahaha)

Chato isso de ficar deitada lutando contra a gravidade. Tomara que a placenta se ajeite logo pra vc ficar tranquila. Quero te ver!!
beijo

Anônimo disse...

Oi Ju!!

Aproveite prá descansar , estudar e se preparar prá esse baby. É chato mas vale a pena!
Ah!Comprei um presentinho pra ele em Monte Verde!!
Bjão

Tia Eimar